sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Palavras e gramática da linguagem de sinais


As frases da ASL têm a estrutura de tópico comentário. O tópico de uma frase ASL é o sujeito de uma frase em inglês. Usar o objeto da sua frase como o tópico é chamado de topicalização. Normalmente, o tópico de uma frase ASL é um pronome como eu, tu, ele ou ela. Um falante da ASL pode gesticular um pronome sujeito no começo, no fim de uma frase ou em ambos. Por exemplo, se você fosse dizer "Eu sou um empregado", na ASL você poderia sinalizar "Eu empregado", "Empregado eu" ou "Eu empregado eu". As três estão gramaticalmente corretas na ASL.
A seção comentário de uma frase ASL é parecida com o predicado da frase em inglês: ela diz algo sobre o tópico. Um terceiro elemento pode ser adicionado na estrutura de uma frase ASL para indicar seu tempo verbal. Ela normalmente seria estruturada como comentário tópico temporal. Dependendo do que você está tentando dizer e do estilo que seu ouvinte está acostumado a ver, você pode alterar a ordem dos seus sinais para uma melhor compreensão. A gramática ASL não é rígida no que diz respeito à ordem temporal, das seções de tópico e de comentário de uma frase, embora muitos falantes sintam que a ordem que menos se pareça com o inglês seja a mais apropriada. Expressar o tempo da frase no seu final pode ser confuso: a maioria dos falantes evita isso.
Você só precisa estabelecer o tempo no começo de uma conversa. Se você quisesse contar uma longa história sobre o que fez ontem, você gesticularia "ontem" no começo da sua primeira frase e continuaria daí para frente. Uma vez determinado o tempo verbal, seus ouvintes saberão que tudo o que você estiver sinalizando fará parte daquele tempo, até que você indique um novo tempo verbal.
Aulas
Imagem cedida David Umberger/Purdue News Service
Aulas ASL lotadas em Purdue
Os tempos verbais podem variar dependendo de quando acontece a conversa. Em inglês, você pode dizer "Vou almoçar num restaurante hoje à tarde" ou "Hoje eu almocei num restaurante". Na ASL, você sinalizaria "agora à tarde eu almoçar" e o seu ouvinte entenderia o tempo verbal dependendo do horário do dia. Se vocês estivessem conversando pela manhã, ele saberia que você estava falando sobre planos futuros, mas se vocês estivessem conversando à noite, ele saberia que você estava falando sobre o que havia feito naquele dia.
Para falar sobre uma série de acontecimentos, falantes ASL podem usar o espaço à sua frente e atrás de si para indicar uma linha do tempo. Sinais perto do corpo indicam eventos que aconteceram recentemente ou que acontecerão em breve, enquanto sinais mais distantes indicam eventos que tanto aconteceram há muito tempo quanto acontecerão daqui a um bom tempo.
A ASL não usa nenhuma variação do verbo "ser/estar". Alguém que estiver se comunicando pela ASL não sinalizaria "Eu estou com fome", por exemplo: ela sinalizaria "Eu fome" e concordaria com a cabeça. Para dizer "Eu não estou com fome" você sinalizaria "Eu fome" e balançaria a cabeça, negando a afirmação. Normalmente, durante a sinalização de uma frase você inclina a cabeça para afirmar algo e balança para negar. O único momento em que os usuários da ASL usam variações do verbo "ser/estar" é quando estão falando sobre o inglês ou sobre qualquer outro idioma comparável.
Se você estiver falando ASL e quiser indicar uma pessoa específica como o sujeito da sua frase, você pode usar a indicação. Para indicar, você aponta seu dedo indicador para uma pessoa que esteja presente: a referência presente. Outra opção é indicar alguém que não esteja por perto: areferência ausente. Para falar sobre alguém que não está presente, você primeiro sinalizaria o nome dela e então indicaria um espaço no lugar em que você está para representar tal pessoa. Daquele momento em diante, quando apontar para aquele espaço, o seu ouvinte saberá que você está falando sobre a pessoa cuja identidade foi estabelecida anteriormente.
As frases na ASL são pontuadas pelas pausas e expressões faciais. As perguntas podem ser pontuadas através da sinalização do ponto de interrogação, embora a maioria dos falantes baseiem-se nas expressões faciais para indicar que fizeram uma pergunta. Por exemplo, para perguntar a um ouvinte "você gosta de filmes?", um falante sinalizaria "você gostar filmes" e levantaria as sombrancelhas.

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